На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:
Vi veri veniversum vivus vici é uma frase em latim que apareceu originalmente na peça teatral A História Trágica do Doutor Fausto, de Christopher Marlowe, como Vi veri universum vivus vici. Doutor Fausto é um personagem alemão que deu origem a peças teatrais, contos e poemas, o mais popular sendo o poema Fausto de Goethe.
"Vi veri veniversum vivus vici" significa "Pelo poder da verdade, eu, enquanto vivo, conquistei o Universo". Outra variação da tradução considerada correta é "Pela força da verdade, eu, um mortal, conquistei toda a criação".
É também escrita a frase das seguintes formas:
No mundo contemporâneo, a frase aparece nos escritos do ocultista inglês Aleister Crowley. Em The Vision and the Voice, Crowley escreve: "Seu nome será Vir (homem) e Vis (poder) e Virus (veneno) e Virtus (virilidade ou humanidade) e Viridis (verde), em um nome que é isso tudo, e acima disso tudo."
Na cultura pop atual, a frase ganhou notoriedade por aparecer no romance gráfico V de Vingança. As iniciais V.V.V.V.V aparecem em um arco no esconderijo de "V", a "Galeria das Sombras" - e o personagem V explica que estes significam a frase Vi veri veniversum vivus vici. O romance gráfico atribui a frase a "um cavalheiro alemão chamado Dr. John Faust", referenciando a origem da frase. Na adaptação cinematográfica homônima, a frase aparece em relevo num espelho, também dentro da "Galeria das Sombras" de V, onde ele diz que a citação é "de Fausto".